O Phishing tem sido cada vez mais falado. Neste artigo, vamos explicar-lhe o que é e como se pode defender destes ataques.

Phishing é o nome dado ao ato de tentar adquirir informações secretas dos utilizadores. Podem ser usernames, passwords, detalhes de cartão de crédito, entre outras coisas. A fonte que pede estas informações, através de uma comunicação eletrónica, faz-se passar por alguma entidade confiável.

Cada vez mais temos vindo a ser alvos de “phishing”, sendo que existem estudos que indicam que este crime aumentou 140% em 2016.

Recentemente, vimos algumas notícias sobre o facto de várias pessoas terem sido notificadas, via email, no sentido de pagar dívidas ao fisco. Os emails aparentam ser enviados pela Autoridade Tributária e Aduaneira, mas não são. Basta estar atento ao remetente, para perceber que a mensagem não está a ser enviada a partir do “info@at.gov.pt”, mas sim de outro email falso. Já existe um comunicado no site das finanças a alertar para este facto.

Nem só via email existe phishing. Tem vindo a assistir-se casa vez mais a esta prática nas redes sociais. Recentemente, andava a circular uma aplicação no Facebook que prometia mostrar-nos quem visitou o nosso perfil. No final, não mostrava nada e a aplicação servia apenas para roubar informações confidenciais dos utilizadores.

Para evitar este tipo de ataques, tenha sempre cuidados redobrados quando lhe pedem para inserir os seus dados secretos. Descubra já 5 dicas para se proteger destes ataques.

© 2019 Serifa