Queres criar o teu próprio blog? Pois bem, temos aqui dicas para conseguires atingir os teus objetivos!

O blog é uma ferramenta de comunicação e de partilha de ideias cada vez mais utilizada podendo ser uma boa ferramenta de marketing digital. Seja para partilha de ideias e opiniões ou lançar um negócio, o blog é o local ideal para criar interatividade com o público.

A liberdade e a criatividade que podes escrever e criar num blog são incríveis! Atualmente são cada vez mais os adeptos desta ferramenta, sendo esta cada vez mais relevante para empresas e para a própria sociedade.

Pois bem, para começar um blog é preciso dispensar muito tempo para procurar informação relevante e estar disposto a aprender tendo objetivos bem delineados. É verdade, criar um post tornando-o interessante e viral não é fácil e, para isso, deixamos-te aqui algumas dicas fundamentais para que consigas tirar as tuas ideias de blogger do papel e ponhas mãos à obra!

1. Escolhe a plataforma ideal

Tens várias opções GRÁTIS para criar um blog: Blogger, WordPress, Tumblr, Weebly, etc.

Se pretendes escolher o Blogger, o serviço Google oferece uma série de recursos avançados que podes personalizar manualmente. Esta é a plataforma mais indicada para os utilizadores que nunca tenham criado um blog e que ainda não estejam muito familiarizados com a tecnologia.

O WordPress é das plataformas mais utilizadas para criação de blogs e oferece uma infinidade de ferramentas mais avançadas – estatísticas de acesso, personalização avançada, suporte para widgets, comentários – para quem procura um site mais profissional.

Se a tua ideia é a publicação de posts essencialmente de fotografia, vídeo, citações, links, áudio e textos curtos, o Tumblr é a plataforma ideal para ti.

Weebly é também uma boa opção e apresenta recursos avançados para criares e gerires um blog! Aqui podes escolher um tema e organizar os posts como pretenderes, onde a edição dos elementos é muito simples!

2. Tratamento de informação

Criar conteúdos interessantes é cada vez mais complicado! Neste ponto importa pesquisar e recolher informação com ideias para novos posts, filtrando aquilo que de melhor há na Internet.

Um bom tratamento de informação passa por ver outros blogs e uma pesquisa diária de notícias. Acima de tudo deves definir o que queres publicar e o objetivo é posicionar o teu blog em segmentos populares, relevantes e úteis para atrair leitores.

3. Sê diferente

Queres focar-te numa área em específico mas já há muitos blogs sobre o tema? Vais ter que tentar sempre destacar-te. Escreve conteúdos diferentes, atrativos, inteligentes e que possam responder às necessidades do público.

O importante é fazer diferente e melhor!

4. Usa imagens autênticas

Se te queres destacar e chamar a atenção tens que recorrer ao “poder da imagem”. Atualmente e como deves ter noção, a imagem tornou-se muito poderosa para quem quer ser blogger e rapidamente chama a atenção para qualquer conteúdo.

Evita o uso de bancos de imagens e usa as tuas próprias fotografias.

Precisas apenas de conhecer as ferramentas certas – que podes encontrar facilmente na Internet –  e começares as tuas edições. Não precisas de ser designer para criares conteúdos com imagens incríveis!

5. Define o público que queres atingir

Para que tenhas sucesso precisas de saber quem queres atrair com o teu blog e que comportamento e características tem esse tipo de público.É importante descobrir uma necessidade precisa dentro daquilo que é o tema do blog.

Quando se tem um tema mais geral é difícil criar uma audiência precisa e fiel. Escrever sobre algo mais específico pode tornar o teu blog uma referência!

6. Investe, se necessário

Investir num serviço de alojamento, num bom visual e design ou numa ferramenta de automatização deve ser visto como um investimento.

Como em qualquer negócio, investir no teu blog só te vai trazer vantagens!

7. Divulga nas Redes Sociais

Para teres um blog de sucesso importa teres em conta as redes sociais onde podes partilhar tudo o que fazes no teu blog!

Várias são as plataformas que podes utilizar e podemos destacar o Facebook, o Instagram, Twitter, Linkedin, Pinterest, Google+, entre outros, onde podes atingir um número infinito de utilizadores. Só o Facebook tem cerca de 4,7 milhões de utilizadores em Portugal.

As redes sociais podem ser a voz do teu blog!

8. Testa resultados

Experimenta estabelecer metas e objetivos e vê os resultados. Só melhoras com os erros e o importante é nunca desistir de tentar!

Com alguns dados podes entender quais são os problemas mais frequentes do teu público, que tipo de linguagem prefere, tamanho e formato de posts , mas acima de tudo que tipo de posts tens que criar para que volte a visitar o teu blog!

É importante estabelecer um nível de interação com o público e quais os conteúdos que tiveram melhor desempenho para atingires os teus objetivos, com uma estratégia definida.

 

 

 

 

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